
Trilhas, Fortes e Mirantes
Não é à toa que o Guarujá é um do destinos mais procurados do litoral de São Paulo, entre sua história e belezas naturais a cidade oferece inúmeras atrações como Trilhas, Fortes e Mirantes com vistas de tirar o fôlego.
Separamos algumas dessas atrações abaixo:
Trilha Ecológica do Conde
Com acesso feito por estrada também particular, do Centro de Estudos do Meio Ambiente-Cema, à direita no sentido GUARUJÁ–Bertioga.Em uma área, de propriedade particular e administrada pelo Instituto Litoral Verde, situa-se no Quilômetro 14,5 da Estrada GUARUJÁ-Bertioga, na Serra do Guararu.
O local reuni quatro trilhas ecológicas em meio a um sítio arqueológico, rodeadas pela diversidade da Mata Atlântica que permite à seus usuários a prática de esportes radicais como rapel, tirolesa e slackline com segurança e muita emoção.
A Trilha Ecológica do Conde é o primeiro e único ponto de ecoturismo com esporte radical com trilhas para todos os gostos, com dificuldades leve, média e moderada, inclusive uma trilha infantil, destinada às crianças acima de 6 anos.
O local abre diariamente, das 9 às 17 horas e o agendamento é exigido somente de terça à sexta-feira.
Trilha da Prainha Branca
A trilha da Prainha Branca tem início no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, fica ao lado da travessia de balsas GUARUJÁ-Bertioga, no final da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP61), também conhecida como Rodovia GUARUJÁ-Bertioga.
Também conhecida por Trilha alta, sua travessia tem duração de aproximadamente 20 minutos, é um ótimo passeio realizado por caminho suave e com calçamento de pedras, oferecendo aos usuários uma facilidade no acesso e uma espetacular interação com a Mata Atlântica.
Durante o percurso na trilha, é possível observar várias espécies de plantas, animais e, do seu ponto mais alto, é possível admirar a bela vista da ilha junto à praia, cartão-postal do passeio.
Forte do Andradas
O Forte foi projetado pelo Tenente-Coronel de Engenharia João Luiz Monteiro de Barros, em 1934, quando o Ministro da Guerra o General-de-Exército Pedro Aurélio Góes Monteiro, o Forte dos Andradas foi criado pelo Decreto-Lei nº 4248, de 10 de abril de 1942. Inaugurado em 10 de novembro do mesmo ano, constitui-se na principal cidadela de defesa da entrada da Baía
de Santos, ao sul da Ilha de Santo Amaro.
Recebeu então a denominação de Forte dos Andradas, pelo Decreto nº 5002, de 27 de novembro de 1942, em homenagem aos irmãos José Bonifácio, Antonio Carlos e Martim Francisco que tiveram papel de destaque durante o período imperial.
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, foi erguida em 1584, por ordem do Rei Felipe I de Portugal e II da Espanha e na época da União ibérica, a Fortaleza protegeu as terras e as águas do estuário de Santos.
Em meados do século XX perdeu seu valor estratégico, sendo substituida pela Fortaleza de Itaipu, pouco antes da ia Guerra Mundial.
O território da Barra Grande ocupa um esporão rochoso da exuberante ilha-município de Guarujá. que se projeta sobre o estreito canal de acesso ao maior porto da América Latina. Não há navio que aporte em Santos sem desfilar a pouco mais de 100 metros de suas espessas, rústicas e exuberantes muralhas.
Sua forma arquitetônica original foi concebida pelo italiano Giovanni Battista Antoneli, que acompanhava a esquadra de Valdez.
Agora se você quiser apreciar as belezas de Guarujá do alto, os mirantes é a escolha certa e proporcionam vistas de tirarem o fôlego.
Morro da Campina ou Morro do Maluf
O Morro do Maluf, localizado entre as praias de Pitangueiras e Enseada, apresenta uma parede de cerca de 40 metros de altura e uma vista incrível.
O seu acesso é feito pela avenida Miguel Estéfano. Quase no cruzamento com a rua Amaro, há uma pequena rua sem saída que termina em um portão que fica aberto. É ali o acesso ao morro, a rua Amaro dá acesso ao local por cima, onde há um belo mirante.
Mirante das Galhetas
O Mirante das Galhetas é muito conhecido pelos amantes da pesca esportiva, o local oferece uma bela paisagem do mar da praia das Astúrias.
No mirante é possível ver também alguns surfistas que se aventuram em busca de boas ondas que se formam perto das pedras. O acesso é feito pela Rua das Galhetas, fácil acesso e possui placas indicativas na orla da praia.