Trilhas, Fortes e Mirantes

Não é à toa que o Guarujá é um do destinos mais procurados do litoral de São Paulo, entre sua história e belezas naturais a cidade oferece inúmeras atrações como Trilhas, Fortes e Mirantes com vistas de tirar o fôlego.

Separamos algumas dessas atrações abaixo:

Trilha Ecológica do Conde

Trilha Ecológica do Conde

Com acesso feito por estrada também particular, do Centro de Estudos do Meio Ambiente-Cema, à direita no sentido GUARUJÁ–Bertioga.Em uma área, de propriedade particular e administrada pelo Instituto Litoral Verde, situa-se no Quilômetro 14,5 da Estrada GUARUJÁ-Bertioga, na Serra do Guararu.

O local reuni quatro trilhas ecológicas em meio a um sítio arqueológico, rodeadas pela diversidade da Mata Atlântica que permite à seus usuários a prática de esportes radicais como rapel, tirolesa e slackline com segurança e muita emoção.

A Trilha Ecológica do Conde é o primeiro e único ponto de ecoturismo com esporte radical com trilhas para todos os gostos, com dificuldades leve, média e moderada, inclusive uma trilha infantil, destinada às crianças acima de 6 anos.

O local abre diariamente, das 9 às 17 horas e o agendamento é exigido somente de terça à sexta-feira.

Trilha da Prainha Branca

Trilha Prainha Branca

A trilha da Prainha Branca tem início no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, fica ao lado da travessia de balsas GUARUJÁ-Bertioga, no final da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP61), também conhecida como Rodovia GUARUJÁ-Bertioga.

Também conhecida por Trilha alta, sua travessia tem duração de aproximadamente 20 minutos, é um ótimo passeio realizado por caminho suave e com calçamento de pedras, oferecendo aos usuários uma facilidade no acesso e uma espetacular interação com a Mata Atlântica.

Durante o percurso na trilha, é possível observar várias espécies de plantas, animais e, do seu ponto mais alto, é possível admirar a bela vista da ilha junto à praia, cartão-postal do passeio.

Forte do Andradas

Forte dos Andradas

O Forte foi projetado pelo Tenente-Coronel de Engenharia João Luiz Monteiro de Barros, em 1934, quando o Ministro da Guerra o General-de-Exército Pedro Aurélio Góes Monteiro, o Forte dos Andradas foi criado pelo Decreto-Lei nº 4248, de 10 de abril de 1942. Inaugurado em 10 de novembro do mesmo ano, constitui-se na principal cidadela de defesa da entrada da Baía
de Santos, ao sul da Ilha de Santo Amaro.

Recebeu então a denominação de Forte dos Andradas, pelo Decreto nº 5002, de 27 de novembro de 1942, em homenagem aos irmãos José Bonifácio, Antonio Carlos e Martim Francisco que tiveram papel de destaque durante o período imperial.

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, foi erguida em 1584, por ordem do Rei Felipe I de Portugal e II da Espanha e na época da União ibérica, a Fortaleza protegeu as terras e as águas do estuário de Santos.

Em meados do século XX perdeu seu valor estratégico, sendo substituida pela Fortaleza de Itaipu, pouco antes da ia Guerra Mundial.

O território da Barra Grande ocupa um esporão rochoso da exuberante ilha-município de Guarujá. que se projeta sobre o estreito canal de acesso ao maior porto da América Latina. Não há navio que aporte em Santos sem desfilar a pouco mais de 100 metros de suas espessas, rústicas e exuberantes muralhas.

Sua forma arquitetônica original foi concebida pelo italiano Giovanni Battista Antoneli, que acompanhava a esquadra de Valdez.

Agora se você quiser apreciar as belezas de Guarujá do alto, os mirantes é a escolha certa e proporcionam vistas de tirarem o fôlego.

Morro da Campina ou Morro do Maluf

Mirante Morro da Campina ou Morro do Maluf

O Morro do Maluf, localizado entre as praias de Pitangueiras e Enseada, apresenta uma parede de cerca de 40 metros de altura e uma vista incrível.

Vista Praia da Enseada - Morro do Maluf

O seu acesso é feito pela avenida Miguel Estéfano. Quase no cruzamento com a rua Amaro, há uma pequena rua sem saída que termina em um portão que fica aberto. É ali o acesso ao morro, a rua Amaro dá acesso ao local por cima, onde há um belo mirante.

Mirante das Galhetas

Mirante das Galhetas

O Mirante das Galhetas é muito conhecido pelos amantes da pesca esportiva, o local oferece uma bela paisagem do mar da praia das Astúrias.

No mirante é possível ver também alguns surfistas que se aventuram em busca de boas ondas que se formam perto das pedras. O acesso é feito pela Rua das Galhetas, fácil acesso e possui placas indicativas na orla da praia.

Parceiros

Anunciantes

Empreendimentos Associados

#Em Detaque

#Curta o Guarujá

O que fazer?

Conheça alguns Passeios e Pontos Turísticos.

Gastronomia

O Guarujá possui uma rica diversidade gastronômica, confira aqui.

Eventos

Projeto Guarujá Cidade Amiga do Ciclista

Projeto Guarujá Cidade Amiga do Ciclista Selo Cidade Amiga do Ciclista #Curta o Guarujá O que...
Leia Mais

Acão Praia limpa – APROHOT Guarujá

APROHOT - ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE MEIOS DE HOSPEDAGEM DE GUARUJÁ Nesta pequena ação,...
Leia Mais