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Faça um Check-Up no seu Hotel ou Pousada

Faça um Check-Up no seu Hotel ou Pousada

Faça um Check-Up no seu Hotel ou Pousada

Neste artigo, exploramos a importância de realizar um check-up no marketing para pousadas e hotéis, destacando as estratégias essenciais para maximizar a presença online e atrair mais hóspedes. Desde a otimização do site para mecanismos de busca até a gestão eficaz das redes sociais e a criação de conteúdo envolvente, examinamos as principais áreas que os estabelecimentos hoteleiros devem revisar regularmente para garantir uma vantagem competitiva no mercado. Com dicas práticas e exemplos inspiradores, este artigo é um guia indispensável para qualquer proprietário ou gerente que deseje impulsionar o sucesso de sua pousada ou hotel através do marketing digital.

Uma marca que não investe em presença digital dificilmente conseguirá se manter no mercado por muito tempo.

Afinal, a transformação digital surgiu e mudou o comportamento dos consumidores. Nesse sentido, as estratégias de marketing para hotéis e pousadas são indispensáveis para aumentar o alcance e atrair mais hóspedes. A aplicação das estratégias certas são capazes de trazer resultados muito positivos na indústria hoteleira. Além da preferência dos hóspedes por alguns tipos de acomodação, a busca por hospedagem pode levar os viajantes a encontrarem novos lugares e possibilidades para se hospedar. Dito isso, o que acha de começar a aprender como conquistar mais clientes por meio do marketing para hotéis e pousadas? Aproveite essas dicas e coloque-as em prática!

Marca
Sabe aquelas marcas fortes, que você reconhece apenas ao ver um detalhe da empresa, como a cor do logotipo? Isso acontece porque essas marcas têm o branding forte! O branding é uma estratégia que tem por objetivo deixar a sua marca com uma imagem positiva no mercado. O ramo da hotelaria é bem amplo e concorrido, então a sua empresa deve investir em posicionamento para torná-la reconhecida. A ideia é fortalecer o propósito, ressaltar a cultura organizacional e mostrar a personalidade do negócio perante o público. São diversas as vantagens de trabalhar o branding em hotéis e pousadas. Veja como utilizar essa estratégia!

Posicionamento de Marca
O branding na hotelaria tem total influência na experiência dos hóspedes. Dessa forma, é preciso manter uma consistência desde o processo de compra até o momento do check-out. Isso depende do posicionamento da marca e da construção da imagem do hotel e pousada. É necessário elaborar toda a jornada de compras e também como será a vivência durante os dias de hospedagem. Todos esses aspectos fazem parte de um bom branding.

Identidade Visual
Lembra do exemplo sobre reconhecer uma marca somente pelo logotipo? Esse é um dos papéis da criação de um bom trabalho de branding: a identidade visual. Para que ela seja marcante e não passe despercebida, é fundamental contar com uma equipe especializada no assunto. A identidade visual precisa refletir quem é a empresa. Portanto, se o hotel e pousada têm uma pegada de ecoturismo, mais sustentável e com valores e propósitos relacionados ao meio ambiente, isso pode ser refletido na identidade.

Valores
Quais são os valores e diferenciais do hotel e pousada? O branding é uma estratégia voltada à criação de marcas únicas. Por isso, comunicar o que a empresa acredita é essencial para atrair hóspedes que compartilham de tal visão.

Marketing de Conteúdo
O conteúdo de qualidade é como um ímã para atrair novos clientes. Criar uma estratégia de marketing de conteúdo é uma ótima pedida para que sua empresa cresça no mundo digital. Por meio de materiais relevantes, a sua marca consegue construir uma relação mais próxima com a audiência, melhora a percepção do público sobre o hotel e pousada e o resultado disso são mais oportunidades de negócio. Mas, afinal, como aplicar isso no setor hoteleiro? Essa resposta é muito fácil! Confira como criar a sua estratégia de conteúdo!

Planejamento
Antes de tudo, é preciso planejar. Comece definindo o seu objetivo, que pode ser aumentar o engajamento, gerar mais vendas, educar o mercado, criar brand awareness ou outras finalidades. A partir disso, defina seus indicadores-chave de performance (KPI) para saber o que avaliar no futuro.

Defina a Persona
Como seria o seu cliente ideal? A definição de persona é que esse é um personagem semi-fictício de quem é o hóspede que frequenta seu hotel e pousada. Por meio das informações e dados sobre o público, a persona é criada para dar um direcionamento mais específico para a criação de conteúdo.

Criação de um Blog
Há quem pense que o blog ficou parado lá nos anos 2000. No entanto, essa ainda é uma ferramenta e tanto para atrair tráfego para seu site. Nele, você distribui conteúdos relevantes que, junto à estratégia de SEO, podem ranquear entre os primeiros resultados do Google. Assim, quando um possível hóspede procurar por determinada palavra-chave, o blog do hotel e pousada deverá aparecer. Isso, por si só, já faz com que a pessoa fique com a sua marca na cabeça. Além do mais, o conteúdo de qualidade pode ser decisivo para sanar dúvidas da sua persona e também facilitar que ela entre em contato com a empresa. São infinitas possibilidades de criação de conteúdo para blog, como dicas de passeios e pontos turísticos, pratos típicos, eventos que acontecem na região e muito mais.

SEO
A democratização do acesso à internet permitiu que cada vez mais pessoas consigam acessar as facilidades da web. A partir disso, as compras online tiveram maior crescimento. Dito isso, você já deve imaginar como a concorrência pelo primeiro lugar no Google anda alta. Conquistar a primeira posição nos buscadores exige um trabalho de otimização para motores de busca, o SEO, na sigla em inglês. O Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e estratégias para ranquear conteúdos e páginas na primeira página do Google de forma orgânica — ou seja, sem que você precise pagar por isso. Ao procurar termos como “hotel” ou “hospedagem”, provavelmente aparecerão sites de empresas gigantes, como o Booking ou o Trivago. Isso acontece porque essas empresas investem pesado nas estratégias de SEO. Então, para concorrer pela sua fatia de mercado, invista em otimização! O SEO para hotéis e pousadas consiste em ações de melhoria nas suas páginas, seja no site ou em conteúdos de blog. Dessa maneira, a sua empresa começa a ganhar relevância e sobe nas posições dos motores de busca. Veja o que fazer:

  • Utilize backlinks;
  • Aposte em responsividade;
  • Crie bons conteúdos;
  • Invista em SEO on e off page;
  • Entenda o algoritmo do Google.

Redes Sociais
A criação de páginas nas redes sociais é a primeira coisa que as pessoas pensam quando se fala em estratégia digital. Entretanto, não é tão simples assim. Não basta criar perfis e páginas para o hotel e pousada nas mídias sociais, é preciso alimentá-las com conteúdos interessantes, usar linguagem adequada ao público e adotar uma estratégia de comunicação escrita e também visual. As redes sociais são uma boa porta de entrada para potenciais hóspedes. Muitos deles podem chegar até a sua marca por meio delas, e se os consumidores não encontrarem o que precisam, logo descartam o hotel e pousada. Confira nossas dicas para usar as mídias sociais no setor hoteleiro do jeito certo.

Esteja Presente Onde Está o Seu Público
De nada adianta criar perfis em todas as redes sociais para tentar atrair o máximo de usuários possível. O mais importante é estar nas mídias que os seus clientes utilizam. Portanto, mantenha páginas apenas onde vale a pena.

Forneça as Informações sobre o Hotel e Pousada Como as redes sociais podem servir como a entrada para muitos novos clientes, aproveite esse espaço para adicionar dados e informações sobre o hotel e pousada. Lembre-se de disponibilizar:

  • Localização;
  • Telefone para contato;
  • E-mail;
  • Links para blog e site.

Publique Fotos e Vídeos do Hotel e Pousada
Mostrar imagens reais de como é o hotel e pousada, as acomodações, áreas comuns e os benefícios oferecidos é uma ótima jogada dentro das redes sociais. Pense bem: se o visitante encontra uma rede social do hotel e pousada e começa e encontra fotos e vídeos do lugar, informações sobre o empreendimento e comentários de outros seguidores, isso já aumenta o nível de confiabilidade. Então, não deixe de aproveitar muito bem essas ferramentas.

Interaja com a Sua Audiência
Aquele modelo de comunicação em que o público apenas recebia informações já ficou no passado. Aliás, as redes sociais recebem esse nome por um motivo: social significa interação. Por isso, interagir com o público é uma da medidas básicas para manter a audiência engajada. Responda os comentários (principalmente as perguntas), converse e mantenha uma relação próxima com essas pessoas que podem se tornar hóspedes do hotel e pousada um dia.

Videomarketing
O turismo é um setor extremamente visual. Afinal, dificilmente alguém compraria um pacote de viagens sem ver como é o destino, certo? Os vídeos são um formato de conteúdo incrível para ser usado na hotelaria. Uma pesquisa apontou que os brasileiros preferem ver vídeos online do que assistir TV. Bem, os hábitos de consumo mudaram, e se preparar para isso é importantíssimo. Existem muitas opções para criar vídeos bem interessantes para atrair hóspedes e fazê-los confirmarem suas reservas. Por exemplo, um vídeo institucional que conte um pouco da história do hotel e pousada, mostre a estrutura, os serviços oferecidos e os valores da diária é um formato de conteúdo bem atrativo. Mas não deixe apenas os vídeos dentro do seu site ou blog, aproveite outros espaços também! O YouTube, obviamente, é uma excelente plataforma. Além disso, outras redes têm um público considerável, como o TikTok. Portanto, não tem mais como fugir. Os vídeos vieram para ficar e é melhor começar a se acostumar com a ideia e passar a produzir conteúdos que sejam dinâmicos, informativos e relevantes. A qualidade da produção é fundamental, então pense em contratar uma empresa especializada.

Anúncios
A mídia paga é uma opção e tanto para destacar o seu hotel e pousada. Vamos a um exemplo prático: suponha que o seu hotel e pousada está localizado em São Paulo. Assim, ao criar um anúncio pago para a palavra-chave “hotéis e pousadas em São Paulo”, por exemplo, o seu site ficará em destaque entre os primeiros resultados da busca. Os anúncios do Google são uma oportunidade e tanto para criar estratégias mais focadas e, desse modo, ter resultados mais expressivos. A mídia paga é criada por meio do Google Adwords, a plataforma de anúncios do Google. A Rede de Display são sites, blogs e portais parceiros que disponibilizam espaços em suas páginas para as campanhas. Em outras palavras, o seu hotel e pousada pode aparecer em diversos locais relacionados com o setor hoteleiro. Além disso, a estratégia pode ser bem segmentada de acordo com seu objetivo. O Adwords permite segmentação por:

  • Público;
  • Localização;
  • Interesses;
  • Canais;
  • Comportamento do consumidor;
  • Datas e horários;
  • Tipo de dispositivo.

Google Hotel Ads
Uma plataforma de anúncios voltada especificamente para hotelaria, o Google Hotel Ads é uma ferramenta muito útil e os hóspedes conseguem fazer reservas com muito mais facilidade. Esse tipo de anúncio do Google também tem a vantagem de evitar reservas duplicadas (overbooking). Dessa forma, as campanhas são integradas com o sistema do hotel e outros canais de reserva, o que torna tudo mais simples. Outra vantagem é que o estabelecimento ganha destaque no Google Maps e é mais fácil de ser achado nas pesquisas.

E-mail Marketing
As campanhas de e-mail marketing são uma excelente estratégia em marketing para hotéis e pousadas. O envio de mensagens é uma ótima opção para se relacionar com os clientes e também acompanhar as vendas. Para isso, ter um calendário de envios das campanhas é fundamental. A periodicidade faz toda diferença, pois assim as mensagens são enviadas com regularidade para manter a sua marca viva na mente do público. Aprenda a utilizar o e-mail marketing antes e depois da hospedagem.

E-mails para Antes da Hospedagem
Primeiro, deixe uma mensagem de boas-vindas para ser enviada assim que alguém assina para receber seus e-mails. Depois disso, comece o processo de nutrição. Caso o hóspede tenha fechado a reserva, as mensagens enviadas podem ser diferentes. Confira algumas sugestões de conteúdos para seus e-mails:

  • Dicas do que fazer no destino;
  • E-mails de confirmação;
  • Lembrete da reserva e check-in;
  • Lista de departamentos e serviços disponíveis no hotel e pousada;
  • Sugestões de bares e restaurantes;
  • Agenda cultural do lugar;
  • Explicações de como chegar até o hotel e pousada.

E-mails para Depois da Hospedagem
Entender o nível de satisfação e continuar o processo nutrição para fidelizar o hóspede são boas ações para a pós-estadia. Os e-mails podem ser utilizados para finalizar a experiência do cliente e já alimentar o desejo de voltar. Por isso, faça campanhas mais direcionadas, como:

  • Mande pesquisas de satisfação;
  • Solicite a avaliação do hóspede, comentários, opiniões e sugestões;
  • Envie cupons para que o hóspede compartilhe com outras pessoas;
  • Encaminhe promoções;
  • Mostre novidades do hotel e pousada e também da cidade.

Além disso, existem outras regras de ouro do e-mail marketing. Veja quais são:

  • Não envie mensagens em excesso (ninguém gosta de ter a caixa de entrada lotada);
  • Mande e-mails em datas importantes e comemorativas, como data de aniversário, feriados, período de férias, etc;
  • Utilize uma ferramenta de automação para o disparo programado de suas campanhas;
  • Aposte na segmentação de e-mails;
  • Crie promoções exclusivas para a sua base;
  • Não faça SPAM;
  • Jamais, em hipótese alguma compre lista de e-mails!

A aplicação de uma boa estratégia de marketing para hotéis e pousadas é capaz de atrair, encantar e fidelizar seus hóspedes. Contudo, lembre-se que as ações devem ser direcionadas para o seu público que frequenta o hotel e pousada. Dessa maneira, suas campanhas serão mais eficientes e o resultado será clientes mais satisfeitos e felizes. Caso ainda não tenha se convencido, confira nosso post com 5 motivos para começar a investir em marketing digital no seu hotel e pousada!

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